terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

No ano do TIGRE !!!!!





Verdadeira emergência ecológica:


Só restam 3.200 tigres silvestres no planeta!
[04-01-2010]
Os esforços para salvar os tigres da extinção serão intensificados neste ano após o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) colocar o animal na parte superior de sua lista das espécies mais ameaçadas. Os conservacionistas dizem que só restam 3.200 tigres no mundo. O futuro da espécie continua ameaçado pelos caçadores furtivos, a destruição de seu habitat e a mudança climática.
A população mundial de tigres reduziu-se em um 95% no último século. O WWF disse que tem a intenção de intensificar a pressão para salvar a Panthera tigris, classificando-a como a de maior risco em sua lista dos 10 animais que se encontram em maior perigo de extinção. Neste ano espera-se que tenha um notável incremento nas patrulhas florestais e um árduo trabalho com os políticos para ver se estes finalmente se envolvem nos esforços para erradicar a caça furtiva, o comércio ilegal de peles e outras partes do corpo do tigre.

O WWF também tem como objetivo trabalhar com os governos para fomentar um gerenciamento florestal mais responsável, a qual deverá incluír a indenização daqueles agricultores cujos animais morrem como presas dos tigres para evitar que estes sejam perseguidos como conseqüência.Diane Walkington, diretora do Programa de Espécies da WWF no Reino Unido, disse:- "Este ano foi designado como Ano Internacional da Diversidade Biológica das Nações Unidas e por isso criamos uma lista dos 10 animais em perigo crítico de extinção que cremos requerem um acompanhamento especial nos próximos 12 meses. Este ano também será o ano chinês do Tigre, e assim o colocamos na parte superior de nossa lista. Terá especial importância icônica".

- "Por suposto, há milhares de outras espécies que se encontram em perigo de extinção na lista. No entanto, a seleção de uma criatura como o tigre é especialmente importante. Para salvá-lo, temos que salvar seu habitat - que é também o lar de muitas outras espécies ameaçadas. De modo que se fizermos as coisas da forma acertada, poderemos salvar ao tigre e muitas outras espécies ao mesmo tempo".

Na lista do WWF de animais em perigo de extinção encontram-se o Atum de aleta azul do Pacífico, cuja população foi devastada pela pesca predadora, e as tartarugas laúd que acabam mortas pelos navios de pesca. O urso polar, cujo habitat está derretendo devido à mudança climática, também se encontra entre os 10 primeiros, assim como o gorila da montanha, cuja população é de somente 720 exemplares em estado silvestre devido à caça furtiva e à desflorestameto.

A população de tigres reduziu-se devido a uma combinação de atividades por parte dos seres humanos. A demanda de suas peles, ainda consideradas como artigos de luxo em alguns países, segue sendo um negócio muito lucrativo para os caçadores furtivos. A ameaça se agrava ainda mais pela crescente demanda e mercado das partes de seu corpo, já que em algumas culturas, consideram que estas tenham propriedades medicinais e afrodisíacas.

Os caçadores furtivos também aniquilam muitas espécies que são presas dos tigres, a diminuição do fornecimento de alimentos naturais, obriga os tigres a atacar o gado dos agricultores. Ao mesmo tempo, a destruição dos bosques em busca de madeira, a agricultura e a construção de estradas, obrigam os tigres a viver em zonas menores, onde são cada vez mais vulneráveis. A mudança climática também propõe uma ameaça cada vez maior - 70% do habitat remanente do tigre de Bengala no bosque de manglar de Sundarbans na Índia, pode sumir dentro dos próximos 50 anos devido ao nível do mar.

Três de nove sub-espécies conhecidas já se perderam para sempre: O tigre de Bali, o tigre do Mar Cáspio e o tigre de Java - enquanto, não se tem uma localização confiável de exemplares de uma quarta sub-espécie por mais de 25 anos: o tigre do sul da China. No mundo só restam o tigre de Bengala, o tigre de Amur, o tigre indo-chinês, o tigre malaio e o tigre de Sumatra, seus números estão reduzidos a algumas poucas centenas de cada espécie, salvo o de Bengala e o da Indochina.
Fonte: www.
telegraph.co.uk

Um comentário:

  1. Artigo muito importante , pois temos que voltar nossos olhos para estas espécies que fazem parte de nossa fauna,hoje se fala muito em biodiversidade,porem não podemos ficar so na teoria ,temos que levantar as bandeiras em prol desses animais, caso contrário não teremos o que mostrar aos nossos filhos e netos.

    ResponderExcluir