quarta-feira, 31 de março de 2010

A História da Páscoa.


A Páscoa é uma festa de passagem muito antiga, comemorada na Grécia, e entre muitos povos da antiguidade na Europa, festejando a passagem do inverno para a primavera (na época da páscoa no hemisfério norte é final de inverno, começo da primavera).

Entre a cultura Judaica a data é muito importante, pois marca o Êxodo deste povo do Egito por volta de 1250 A.C. O que também está relacionado com a passagem, pois foi quando o povo hebreu passou pelo mar vermelho, liderados por Moisés. Nesta data os Judeus fazem o MATZÁ, (pão sem fermento), para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.


Entre os Cristãos esta data celebra a ressurreição de Jesus, é uma das datas mais importantes entre os Cristãos. Mais uma vez celebrando uma passagem, a de cristo, pois após morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.


Muitos dos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. A festa tradicional da páscoa associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos (hoje em dia feitos de chocolate).
O coelho foi escolhido, pois é um animal que se reproduz com facilidade, e é um dos animais que primeiro sai das tocas ao final do inverno, representa então o nascimento e esperança de novas vidas, e os ovos são símbolos de vida nova, de vida que está para nascer, é um símbolo do começo, daí sua associação a páscoa.
Acredita-se que esta tradição iniciou-se na china, mas antigamente as pessoas cozinhavam ovos e eles eram pintados e ofertados para comemorar a chegada da primavera, entre os povos da antigüidade a homenagem era a Deusa da Primavera, Ostara, ou Esther que quer dizer páscoa em Inglês.
Os ovos de chocolate que presenteamos hoje em dia começaram a partir do século 18, idéia de confeiteiros franceses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário